O Metrô de São Paulo solicitou à Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo um pedido de licença ambiental prévia do trecho da Linha 2 – Verde, entre as estações Fernão Dias e Dutra, no município de Guarulhos.
Se trata de uma fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua concepção e localização, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação.
A requisição ocorre na mesma semana em que a empresa prossegue com o processo de desapropriação para implantar a extensão da Linha 2-Verde além dos limites da cidade de São Paulo. O trecho entre a Penha e a Dutra terá 6,2 quilômetros de extensão e cinco estações:
Uma publicação no Diário Oficial do Estado aponta um aviso de licitação para “prestação de serviços técnicos especializados de arquitetura e engenharia para cadastro individual de imóveis, avaliação imobiliária individual de imóveis, busca e obtenção de documentos, análise fundiária e montagem dos processos administrativos para fins de desapropriação das áreas necessárias para a implantação da extensão Penha-Dutra da linha 2-verde.”
De acordo com a publicação, o edital e todos os seus anexos estão disponíveis gratuitamente no site da companhia do metrô, www.metro.sp.gov.br. A sessão pública de recebimento de documentos e propostas deve ocorrer em 03/08/2023 às 10h00.