O Metrô de São Paulo deve seguir com o processo de desapropriação para implantar a extensão da Linha 2-Verde até Guarulhos.
Uma publicação no Diário Oficial do Estado aponta um aviso de licitação para “prestação de serviços técnicos especializados de arquitetura e engenharia para cadastro individual de imóveis, avaliação imobiliária individual de imóveis, busca e obtenção de documentos, análise fundiária e montagem dos processos administrativos para fins de desapropriação das áreas necessárias para a implantação da extensão Penha-Dutra da linha 2-verde.”
De acordo com a publicação, o edital e todos os seus anexos estão disponíveis gratuitamente no site da companhia do metrô, www.metro.sp.gov.br, a partir de 12/07/2023. A sessão pública de recebimento de documentos e propostas deve ocorrer em 03/08/2023 às 10h00.
Atualmente, a linha 2 está em obras da Vila Prudente até a Penha, com 40% das construções concluídas. O trecho entre a Penha e aa Dutra terá 6,2 quilômetros de extensão e cinco estações:
A chegada do Metrô até Guarulhos é uma das prioridades da gestão de Tarcísio de Freitas. Os novos projetos que devem levar a malha metroviária além dos limites da capital paulista podem ter seus projetos estruturados até 2025, de acordo com membros do governo estadual. Além da Linha 2-Verde, há ainda o projeto da linha 19-Celeste.
Durante o Fórum de Debates – Ferrovias em Foco, evento ocorrido em 15 de junho de 2023, Augusto Almudin – Diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias – CPP, disse que a administração estadual pretende estruturar os empreendimentos até 2025, incluindo também a Linha 20-Rosa, entre São Paulo e ABC.
“Também são grandes projetos greenfield que a gente pretende iniciar os estudos agora para acabar em 2024 e 2025″, afirmou.. O termo greenfield que Augusto cita, se refere a um novo empreendimento que começa do zero, com nada além de um campo verde. As duas linhas devem ser concedidas para a iniciativa privada.