A Itália deve estudar um novo eixo ferroviário de alta velocidade para o transporte de passageiros. A nova linha proposta correria ao longo da costa adriática de Bolonha a Rimini, Ancona, Pescara, Foggia, Bari e Lecce. Os estudos devem ser feitos pela Rete Ferroviaria Italiana – RFI.
Os estudos vão analisar trens operando a 300 km/h em comparação com a atualização contínua e duplicação da rota existente para operação a 200 km/h.
A linha existente Bologna Centrale – Bari Centrale tem 649 km de extensão, e de Bari a Brindisi e Lecce é de 149 km. O programa de modernização deverá custar € 5 bilhões.
As obras podem durar 13 anos, com custo estimado entre € 40 bilhões e € 50 bilhões. Em contrapartida, são esperados € 95 bilhões em benefícios para a indústria e o turismo, além de reduzir a poluição e melhorar a qualidade de vida.
O estudo de viabilidade deve ser concluído até o final de 2023.