Ônibus

Greve de ônibus na Grande Salvador: liminar exige frota mínima

A greve de ônibus na Região Metropolitana de Salvador segue nesta terça-feira, 25 de julho de 2023. Cerca 250 mil de pessoas foram afetadas pela falto do atendimento de cinco empresas, que circulam pelos municípios de Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz.

Nesta terça, as operadoras obtiveram uma liminar judicial, determinando que parte dos ônibus voltassem a circular. Há apoio por parte da Polícia Militar para garantir os atendimentos.

A decisão da desembargadora do Trabalho, Luiza Aparecida Oliveira Lomba, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 5ª Região, determina a circulação de 50% da frota do transporte rodoviário da Região Metropolitana de Salvador, das 5h às 9h e das 17h às 19h, e 30% nos demais horários, sob pena de multa diária no valor de R$10 mil.

Já o Sindicato dos Rodoviários da Região Metropolitana de Salvador (Sindmetro) informou que tem “negociado com as empresas do setor e com o governo do estado a solução para a quitação das rescisões contratuais de cerca de 530 trabalhadores e trabalhadoras dispensados pelas empresas BTM, VSA e Linha Verde, as quais encerraram suas atividades em razão dos efeitos da pandemia”.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus