O Governo Federal anunciou uma nova frente de trabalho na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), com fixação de trilhos e início da operação do trecho 1F do lote 1. Serão 127 quilômetros de extensão, e o novo segmento beneficiará diretamente os habitantes de sete municípios baianos, além de Ilhéus e Aiquara, os trilhos do lote 1F atravessam Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá e Aurelino Leal.
Dividida em cinco lotes, a Fiol 1 já conta com dois lotes concluídos e os demais possuem previsão de entrega para 2026. Quando pronta, ela terá 537 quilômetros de extensão e atravessará 19 municípios, de Ilhéus a Caetité.
Com duração de 36 meses, as obras no trecho 1F contarão com investimentos de R$ 1,1 bilhão da Bahia Ferrovias S.A. (Bafer), subconcessão da Bahia Mineração Ltda. (Bamin), que assumiu a concessão – e as obras – da Fiol 1 por 35 anos, após leilão realizado pelo Governo Federal em 2021. No total, o investimento previsto na consolidação da ferrovia soma R$ 5,41 bilhões (Capex) e mais R$ 13,37 bilhões em custos operacionais (Opex).
Segundo nota do governo, será um importante corredor logístico com capacidade para movimentar até 60 milhões de toneladas de carga por ano. “A Fiol ainda vai cortar o Brasil de Leste a Oeste, de Ilhéus até Água Boa, no Mato Grosso, passando por Caetité e Barreiras [na Bahia], e por Mara Rosa, em Goiás. Essa ferrovia vai inserir a Bahia na estratégia do desenvolvimento do Brasil”, afirmou Renan Filho, ministro dos transportes.
“Esse país foi tomado pelo ódio e foi tomado pela mentira. Nós, agora, estamos restabelecendo o país que nós precisamos. E é isso que eu quero conversar com os empresários. O que um governo pode oferecer para um conjunto de empresários brasileiros e estrangeiros que querem investir em um país como o Brasil?”, afirmou o presidente Lula.