O Governo do Estado da Bahia pode relicitar o projeto de VLT de Subúrbio em Salvador, segundo o site Bahia Notícias. Não há acordo entre a administração estadual e o consórcio construtor.
“A BYD vai estar aqui na segunda-feira, vamos fazer uma tratativa com eles sobre as informações que eles vão dar e sobre o VLT. Uma coisa é o seguinte, nós não vamos ficar aguardando daqui e dali. Vamos puxar e tomar uma decisão”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues (PT), admitindo a possibilidade de o governo do estado abrir uma nova licitação.
A ordem de serviço para execução da obra foi assinada em dezembro de 2019. As construções, entretanto, não avançaram. “O VLT estamos trabalhando por etapa. Se tiver alguma crise que dificulte no tempo do VLT, eu vou ter que tomar decisões e relicitar, e tocar a vida. Eu não vou ficar aguardando. Vamos tentar ver se a gente consegue superar”, afirmou.
Há discussões referente aos termos do acordo com Consórcio Skyrail Bahia, composto pelas empresas BYD Brasil e Metrogreen. A discussão do contrato já vem se arrastando por pelo menos um ano. O prazo de conclusão era de 2 anos e três meses. A pandemia acabou afetando alguns prazos.
“Nós estamos hoje em um momento de construção. Os trens e sistemas estão sendo produzidos na China. Não temos nenhum risco de atendimento, mas a minha maior preocupação é a construção civil. Devido a pandemia, devido a vários fatores, o nosso cronograma se estendeu. Então hoje estamos com algumas conversas com o governo do Estado da Bahia, para que a gente consiga readequar o cronograma , consiga rever uma formula paramétrica para que a gente possa reequilibrar o contrato”. – afirma Alexandre Barbosa, Diretor de Projetos da BYD Brasil, em entrevista ao canal do Via Trolebus em 2022.
Apesar do nome VLT, se trata de um monotrilho que foi anunciado no lugar do serviço de trem de subúrbio, que acabou sendo desativado.
A chegada do primeiro trem era esperada para o ano passado, o que não ocorreu. O projeto de monotrilho conta com 21 estações em 19,2 km está empacado. A linha teria início na Ilha de São João (Simões Filho), passando pelo Subúrbio Ferroviário, Calçada e seguindo até o Comércio.
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