O fluxo na estação Santo Amaro, da Linha 5-Lilás do metrô, cresceu 90% desde o prolongamento da linha até a Chácara Klabin, ocorrido em 2018. Nesta quinta, a ViaMobilidade anunciou a retomada das obras após quase dois anos de paralisação depois de um acidente no local, quando as estruturas caíram no rio Pinheiros. Atualmente, mais de 75 mil pessoas, em média, passam a cada dia útil pela estação.
De acordo com o presidente da CCR Mobilidade, Marcio Hannas, foi necessário o cumprimento rigoroso de algumas etapas para o reinício da reforma. Nesse período, a concessionária investigou todos os pontos críticos identificados em estudos e todas as precauções foram tomadas visando à segurança na retomada do empreendimento:
“É importante ressaltar que não ficamos um só dia parados. Realizamos várias análises para aprimorar o projeto e escolher uma nova construtora, além de reunir toda a documentação e obter as licenças necessárias – sempre com um olhar cuidadoso para as questões de segurança e ambientais, já que realizamos uma obra às margens do Rio Pinheiros”, afirmou
Foram realizados ainda estudos técnicos das estruturas remanescentes da primeira etapa da obra. Após análises, foi tomada a decisão de reaproveitar 55% de toda a estrutura metálica presente no canteiro, incluindo os pilares das novas plataformas sobre o Rio Pinheiros e outros componentes das novas passarelas de integração entre as estações da Linha 9-Esmeralda e da Linha 5-Lilás, o que totaliza cerca de 550 toneladas de aço.