A cidade de Curitiba apresentou um novo ônibus 100% elétrico. De carroceria Caio, chassi da Scania e sistemas eletrônicos da Eletra, o ônibus tem 15 metros, e começa a rodar com passageiros na próxima semana na linha Interbairros II, que transporta 65 mil pessoas por dia e tem 42,5 quilômetros de trajeto.
“Aqui, na Praça 29 de Março, nesse marco que simboliza o passado com a fundação de Curitiba, estamos ao lado do marco que simboliza o futuro da nossa cidade, que é o ônibus elétrico”, disse o prefeito Rafael Greca.
A meta é que 30% da frota de ônibus de Curitiba seja de emissão zero até 2030, percentual que deve chegar a 100% até 2050.
Os primeiros ônibus elétricos fixos devem começar a rodar a partir de junho de 2024. Serão investidos R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus que devem ser integrados à frota do município para circular nas linhas Interbairros II e nos Ligeirinhos.
“Teremos dois modelos em teste no Interbairros II nos próximos dias. A ideia é fazer testes na mesma linha para que tenhamos uma mesma base de comparação entre as marcas, podendo avaliar performance nas mesmas condições de trabalho”, afirmou o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.