No último fim de semana, a ViaMobilidade iniciou a migração do CCO da Estação Brás, em São Paulo, onde as linhas 8 e 9 são controladas desde o início da concessão.
O Via Trolebus teve acesso a imagens que mostram por dentro como é o novo cérebro da operação nas linhas operadas pela empresa, alocado no Pátio Presidente Altino, em Osasco. A operadora diz que o novo Centro de Controle Operacional assegura um atendimento mais rápido e eficiente aos passageiros.
Em momentos de decisões importantes, como por exemplo, a operação dos trens em dias atípicos, como greves ou eventos, uma sala de estratégia foi criada, para a tomada conjunta de decisões entre gestores de todas as áreas envolvidas.
A empresa ainda instalou o local um cronômetro, que permitirá maior assertividade e clareza sobre o impacto das eventuais ocorrências.
O painel sinótico, que permite a visualização da operação das linhas em tempo real, recebeu melhorias. Agora, as telas são de LED, o que contribui para uma melhor resolução e auxilia na visualização do sistema e das câmeras das estações.
Além disso, os consoles ficam com uma disposição mais adequada para o desempenho do trabalho. Os colaboradores passam a contar também com um mobiliário totalmente novo e cadeiras ergonômicas.
Imagens do novo centro:
“A inauguração do novo CCO no Pátio Presidente Altino é uma etapa importante dentro do processo de modernização e melhorias das linhas 8 e 9, conforme o contrato de concessão, que prevê investimentos de R$ 3,8 bilhões nos três primeiros anos. A mudança busca aprimorar ainda mais a nossa operação de trens metropolitanos, trazendo mais autonomia e agilidade nas decisões estratégicas”, afirma Francisco Pierrini, diretor-executivo da ViaMobilidade.