Milhares de pessoas acessam o centro de São Paulo através do Metrô, e uma das paradas mais movimentadas é a São Bento, que fica no coração da cidades. É um dos principais caminhos do maior centro de comércio popular da América Latina: a Rua 25 de Março, local que atrai milhões de pessoas por ano.
Mas o que muita gente não sabe, é que a estação abriga uma espécie de poço secreto. É como se fosse um grande espaço que abriga a movimentada estação.
Para entender onde fica essa passagem secreta, é preciso explicar sobre as paredes diafragma, que nada mais são que paredes de concreto armado, que funciona como contenção em uma escavação. As paredes diafragma são utilizadas na escavação, quando se pretende alcançar profundidades geralmente abaixo do nível do lençol freático e com certa agilidade executiva. Em outras palavras, é o buraco concretado que abriga a estação.
Na estação que está prestes a completar 50 anos, há galerias entre a parede do diafragma e o corpo da estação, e esses poços podem passar dos 40 metros de profundidade.
É necessário a manutenção do local, além do controle de pragas urbanas. É para acessar o poço secreto, é preciso usar Equipamento de Proteção Individual – EPI para trabalhos em alturas, para acesso ao profundo poço.
O espaço é formado por alguns patamares, e cada um deles precisa ser vistoriado, além de aplicação de produtos contra pragas urbanas, incluindo o mosquito da dengue.