A Agência Nacional de Infraestrutura da Colômbia (ANI) concedeu ao Consórcio San Felipe Férreo um contrato de 12 meses no valor de 71,7 bilhões de pesos (US$ 18,1 milhões) para atualizar a linha La Dorada – Chiriguaná, de 522 km. A ferrovia é destinada a carga.
A ferrovia forma um corredor estratégico entre o interior do país e a costa do Caribe, passando pelas regiões de Caldas, Antioquia, Santander, Norte de Santander e Cesar. O projeto vai melhorar a eficiência logística, permitindo uma redução de 26% nos custos de transporte.
O Consórcio San Felipe Férreo, formado por Castro Tcherassi, Infraestructura Comsa Colombia e Comsa Colombia, foi o vencedor de uma licitação que atraiu outros sete consórcios. O consórcio vencedor também realizará a manutenção do material rodante, entre outras atividades.
A linha La Dorada – Chiriguaná transportou 89.336 toneladas de carga em 2022 e já transportou mais de 104.000 toneladas até agora em 2023, incluindo papel e cerâmica, aço, fertilizantes, carvão e café.
O governo ainda pretende lançar outra PPP para operação da linha por dez anos.