Com leilão esperado para novembro, grupos empresariais se articulam para participar da concorrência do Trem Intercidades eixo norte, que fará a ligação entre a Barra Funda em São Paulo, até Campinas. A linha 7-Rubi deve ser concedida em conjunto.
Segundo reportagem da CNN Brasil, os consórcios são integrados por construtoras, fornecedoras de equipamentos e operadoras de ferrovias.
Entre os fabricantes estariam as chinesas CRRC e CREC, as francesas Alstom e Vinci, as espanholas Acciona e CAF, a alemã Siemens, a coreana Hyundai e a japonesa Hitachi.
Já sobre os operadores, o texto cita que a CCR (principal acionista da ViaMobilidade e ViaQuatro), além do Comporte (vencedor do leilão da CBTU em Minas Gerais) e o fundo de investimentos Pátria são outros interessados no empreendimento.
Novas linhas
A reportagem ainda cita que a segunda rodada de empreendimentos contempla os trechos São Paulo-Sorocaba — já com estudos contratados e em execução pela International Finance Corporation (IFC), um braço do Banco Mundial –, São Paulo-São José dos Campos e São Paulo-Santos.
Depois, ainda apenas em planejamento, estão outros quatro trechos: Sorocaba-Campinas-Ribeirão Preto, São José dos Campos-Taubaté, Campinas-Araraquara e Sorocaba-Bauru.
1 comentário