A prefeitura de São Paulo relançou a licitação para construção do BRT Radial Leste. A sessão para a abertura dos envelopes está marcada para 09 de agosto de 2023. Houve questionamentos do TCM (Tribunal de Contas do Município), sobre os valores da obra.
O novo corredor de ônibus deve atender a uma demanda de 400mil pessoas por dia. Terá 9,8 km de extensão e custar quase R$ 500 milhões. O trecho em questão vai do Terminal Parque Dom Pedro II até o entroncamento da Rua General Souza Neto com a Avenida Conde de Frontin, após 200m da Avenida Aricanduva.
No trecho estão previstos pré-embarque de passageiros, significando que o usuário valida a passagem antes de acessar o veículo, agilizando as partidas, o que aumenta a velocidade comercial dos ônibus. Haverá ainda rede de semáforos inteligentes que privilegiam os ônibus.
Estão previstas inicialmente 24 paradas ao longo do corredor sendo 12 no sentido Bairro-Centro e 12 no sentido Centro-Bairro:
- Parada Rua da Figueira;
- Parada Men de Sá;
- Parada Hipódromo;
- Parada Bresser;
- Parada Dr. Fomm;
- Parada Serra de Jairé;
- Parada Tuiuti (Metrô Tatuapé);
- Parada Serra do Japi (CB);
- Parada Serra do Japi (BC);
- Parada Monte Serrat;
- Parada Altair;
- Parada Alarico Silveira.
Mais de 10 anos de atrasos
O ano era 2011, e o então prefeito Gilberto Kassab (DEM) prometia uma pista exclusiva para ônibus de 7,6 km na Radial Leste. As obras eram esperadas para 2012.
Kassab foi sucedido por Fernando Haddad, João Doria e Bruno Covas, que não conseguiram tirar o empreendimento do papel.
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