A chinesa CRRC Tangshan revelou o primeiro de uma frota movida a baterias de fosfato de ferro e lítio que está fornecendo para a província de Jujuy, no norte da Argentina.
O trem de dois carros pode transportar 72 passageiros e tem velocidade máxima de 60 km/h. Serão utilizados para um novo serviço voltado ao mercado turístico e contam com amplas janelas que permitem aos passageiros a visualização da paisagem:
A pintura externa e interna que mistura branco e vermelho é baseada nas formações rochosas da Quebrada de Humahuaca, Patrimônio Mundial da Humanidade, na Argentina:a.
Os trens serão utilizados na linha com bitola de 1.000 mm entre Volcán e Tilcara. No passado, a ferrovia fazia parte da rota transfronteiriça entre a Argentina e a Bolívia. Os serviços de passageiros na linha terminaram na década de 1970, mas o tráfego de carga segue operacional. A linha de 42 km está sendo reconstruída entre Volcán e Tilcara, com novas estações sendo construídas para o planejado serviço de trem turístico.
O governo provincial iniciou as obras de reconstrução da linha em fevereiro de 2022, começando pelo trecho Vulcão – Tilcara. Depois seguirá em uma segunda etapa entre Tilcara e Humahuaca e uma terceira fase entre Humahuaca e La Quiaca.