A Alstom entregou o primeiro trem do projeto Tren Maya ao México. Os novos comboios, de acordo com a fabricante, “são uma representação da cultura artística do México, refletindo as variadas cores e texturas da arte da região”.
Serão 42 unidades que a Alstom entregará ao projeto em diferentes configurações, com grandes janelas panorâmicas para permitir que os passageiros apreciem as vistas panorâmicas. Podem operar a uma velocidade máxima de 160 km/h.
Os primeiros carros partiram da fábrica da Alstom em Ciudad Sahagún, Hidalgo, em 3 de julho. Os quatro carros foram embalados e transportados em plataformas especiais, percorrendo 1.943 quilômetros em cinco dias até chegarem a Cancún.
“Este primeiro trem, e os outros 41 trens que entregaremos, não teriam sido possíveis sem o trabalho árduo e a dedicação das diferentes equipes que apoiam este projeto. Agradecemos sinceramente a todos por ajudar a entregar este primeiro trem feito no México, para o México“, disse Maite Ramos, Diretora Geral da Alstom México.
Tren Maya é um projeto de 1.525 quilômetros de extensão que visa desenvolver e conectar o sudeste do país com a Península de Yucatán e será um grande impulso para a mobilidade e o crescimento econômico nesta região do México. Ao todo, o projeto vai gerar 4.500 empregos diretos e 7.500 indiretos, o que vai gerar um desenvolvimento econômico significativo para a comunidade.