A Acciona, a principal responsável pela Linha Uni, que por sua vez toca as obras da Linha 6-Laranja do metrô, deve usar um método de aprendizado de máquina ou aprendizagem de máquina para as construções dos tuneis em seus projetos.
A empresa espanhola informou que tornou-se a principal investidora da SAALG Geomechanics, uma startup de software e engenharia que prevê o movimento real do solo durante todo o ciclo de construção com um grande volume de dados.
A SAALG Geomechanics deve aplicar seu software de análise Daarwin no campo da construção de túneis. A startup levantou € 3,65 milhões por meio de uma operação parcialmente financiada pelo programa EIC Accelerator, da Comissão Europeia, em um modelo misto de investimento de capital e subsídios, com a ACCIONA como principal investidora e o Credit Andorrà como apoiador financeiro. A SAALG Geomechanics tem como objetivo levantar posteriormente um novo capital para atingir € 5 milhões.
Previsão de velocidade de avanço do tatuzão
A aquisição do software baseadas em algoritmos de aprendizado de máquina, tornam possível prever a velocidade de avanço de uma TBM, detectar anomalias geotécnicas com antecedência, auxiliar os pilotos das TBMs na otimização das fases de escavação e coletar informações para uso em projetos futuros. Segundo a Acciona, há um aumento significativo de segurança, eficiência e sustentabilidade.
Atualmente, mais de 30% dos projetos de construção de túneis em todo o mundo enfrentam dificuldades geotécnicas que resultam em aumento de custos ou atrasos, com um custo adicional médio que pode ultrapassar 55% do orçamento original.
As novas funcionalidades do software Daarwin ajudam a mitigar questões relacionadas ao solo.