A expansão das linhas 11-Coral e 13-Jade da CPTM da Luz para a Barra Funda não depende apenas de reformar as plataformas 8, 9 e 10 da grande estação da Zona Oeste, ou então refazer o trecho da via férrea entre os dois pontos.
A extensão dos dois serviços equivale a 3,7 quilômetros de via férrea. O trecho recebeu novos maquinários para o sistema de sinalização, alocadas em uma sala ao lado das plataformas.
Há ainda em curso a implantação de uma nova subestação, fator determinante para que a linha mais carregada da CPTM, a 11-Coral, chegue até a Barra Funda. O trecho terá capacidade para comportar as duas linhas com intervalos de 3 minutos e velocidades máximas de 90 km/h.
“Estamos nos preparando para um grande evento para a CPTM e principalmente pro nosso passageiros que é trazer a linha treze e futuramente é onze aqui pra Barra Funda. Então nós estamos com algumas obras em pleno andamento. Essas obras estão sendo preparadas para que o passageiro. A pessoa que vai para o aeroporto ele não precisa mais só na luz, ele também vai ter essa alternativa aqui da Barra Funda”, afirmou Marcelo Machado, Diretor de engenharia e obras da CPTM.
A expectativa é que o Expresso Aeroporto passe a atender a Barra Funda a partir de julho. “A gente precisa de alguns testes mais bem estruturados pra poder montar. Então, é o segundo semestre, a gente quer que seja o mais cedo possível, no segundo semestre”, disse o presidente da CPTM, Pedro Moro.
Sobre a estação Palmeiras, suas obras estão 99% concluídas. Foi instalada nova escada rolante, além de um elevador de alta capacidade, para 13 passageiros.