A cidade de Diadema deve ganhar mais dois ônibus elétricos BYD D9A, encarroçados pela Empresa Caio. Os ônibus foram adquiridos pela Busrental e alugados para a Suzantur.
“A eletrificação apresenta vantagens como a redução das emissões de gases de efeito estufa, com impacto na saúde pública na melhoria da qualidade do ar, além de vantagens econômicas de médio e longo prazo, em função do baixo custo de manutenção dos motores elétricos”, disse Marcello Von Schneider, diretor institucional e head da divisão de ônibus da BYD.
Mais cidades do ABC devem contar com os veículos. “A BYD já está em Diadema e Mauá e em breve estaremos operando também em Santo André”.
Os quatro ônibus em circulação fazem cerca de 800 km por dia e transportam uma média de 1700 passageiros da linha 24 DP – Terminal Diadema e Terminal Piraporinha. “Desde o início da operação, cerca de 70 mil pessoas já foram transportadas por esses ônibus”, afirmou o líder da operação da Suzantur em Diadema, Manoel Leal de Moura,
O modelo D9A tem carroceria com até 13 metros de comprimento, piso alto, suspensão pneumática dianteira e traseira que proporciona maior conforto para os passageiros e o sistema de freios a disco com ABS e sistema regenerativo, que confere maior segurança e autonomia ao veículo. A coluna de direção regulável do D9A permite o ajuste de acordo com as características de cada motorista, o que atende a ergonomia. O modelo é 100% elétrico, com emissão zero de CO2 e totalmente silencioso. A bateria tem até 250 km de autonomia, com baixo custo de manutenção.