As próxima estação a ser cortada pelo tatuzão na Linha 6-Laranja do metrô teve o ritmo intenso de trabalhos nos últimos dias, e passou da metade do processo de implantação.
Durante a chegada do tatuzão sul, membros do governo do estado informaram que em julho a outra tuneladora chegaria na futura parada João Paulo I.
Já a Linha Uni, concessionária responsável pelas obras, informou que desde o dia 16/06/2023, a atividade está ininterrupta, com previsão de término em 23/06/2023, para a continuidade das atividades monitoradas. “Serão adotadas medidas mitigadoras como manutenção periódica dos equipamentos e treinamentos com os colaboradores sobre o comportamento adequado durante as atividades e respeito à comunidade”, informou a empresa.
No começo do mês, o tatuzão norte estava distante 350 metros da futura parada que leva de um papa. A informação consta no Webinário Linha 6 – Laranja Metrô SP – Aspectos Construtivos e Operacionais, apresentado pelo engenheiro Gustavo Rodrigues, gerente de projetos da LinhaUni.
A futura parada está 50,20 % concluída, fica na Avenida Miguel Conejo e terá um terminal de ônibus interligado.
Escavações
A linha 6 laranja conta com dois tatuzões que partiram do Poço Tietê, sendo que escavam os túneis em sentidos opostos.
Segundo o engenheiro, a evolução da escavação varia dependendo do solo e das condições do TBM. O trecho norte já chegou a escavar 21 metros em um dia, e no trecho sul, 32 metros.