A Prefeitura de Santo André vai capacitar cerca de 600 motoristas de ônibus para expressões básicas da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para serem utilizadas na operação do transporte.
Trata-se de uma parceria entre Secretaria da Pessoa com Deficiência, Secretaria de Mobilidade, SATrans, Sest-Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e Secretaria de Educação. Haverá ainda abordagens para prevenção ao assédio e cuidado com o ciclista.
“Estamos plantando mais uma semente no sentido de construir uma Santo André para todos, desta vez através dos motoristas de ônibus, que levam a nossa cidade de um lado para outro e levam também nossa comunidade surda. É muito importante que eles saibam o básico e estejam preparados para qualquer tipo de situação, e possam também demonstrar respeito e acolhimento para com os munícipes surdos”, afirma o secretário da Pessoa com Deficiência, Jobert Minhoca.
Todos os trabalhadores devem passar pela formação, e a primeira turma, composta por 30 profissionais, iniciou o curso na semana passada. Ao todo serão formadas 20 turmas.
“Com esta formação, os motoristas conseguirão ampliar seu conhecimento para tornar a viagem dos passageiros mais segura e acolhedora”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Donizeti Pereira.
“Oferecemos de forma gratuita essa capacitação, pois entendemos a importância da população ser bem atendida pelos motoristas”, complementa o diretor da SATrans, Carlos Eduardo da Silva.