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CPTM

Mogi das Cruzes quer BRT ou VLT no lugar de extensão da Linha 11

A prefeitura de Mogi das Cruzes entregou projetos alternativos para a extensão da Linha 11-Coral da CPTM de Estudantes até o bairro de Cesar de Souza. O novo eixo voltou a ser estudado pelo administração estadual.

Segundo uma publicação de um jornal local chamado “Diário de Mogi”, entre as alternativas estão ou um corredor de ônibus ou um Veículo Leve sobre Trilhos – VLT.

Como o governo sempre tem batido na questão do custo e do volume de investimentos exigido para executar a extensão dos trens e levando em conta que uma nova linha férrea terá de ser construída, pois não dá para usar a mesma linha da MRS Logística, apresentamos a proposta de se colocar no trajeto um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou o Bus Rapid Transit, ou ônibus de tráfego rápido (BRT), que deixaram o pessoal de lá entusiasmado”, afirmou o prefeito Caio Cunha. O prefeito ainda acredita que “além de César de Souza, os novos tipos de modal poderiam ter outras ramificações”.

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Volta de estudos de extensão

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM vai retomar estudos para extensão da Linha 11-Coral até o bairro de Cesar de Souza. A extensão chegou a ser prometida pelo atual governador, Tarcísio de Freitas, durante campanha eleitoral.

A operadora no comunicado diz que o trecho tem a administração do governo federal. “A CPTM vai retomar os estudos para verificação da viabilidade técnica e econômica para extensão da Linha 11-Coral até o distrito de César de Souza e implantação da nova estação. Cabe ressaltar que a área para a implantação do novo trecho de via permanente e da nova estação não pertencem à CPTM, mas ao Governo Federal.” – diz nota da operadora ao Via Trolebus.

Em 2011, a CPTM chegou a fazer um relatório técnico para a concretização do projeto orçado, naquele momento, em R$ 37,5 milhões. Seriam acrescidos cerca de 9% no volume de passageiros na Linha 11. Mas o projeto na época acabou saindo dos planos da companhia, por considerar “inviabilidade técnica”.

A estação foi inaugurada em 1893, já pela Central do Brasil. Homenageia João Augusto Cezar de Souza, chefe da 5a divisão da Central em 1890. Deu origem ao bairro com o mesmo nome.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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