O Metrô de São Paulo assinou contrato com na Dsoares Empreendimentos e Construções Ltda para prestação de serviços técnicos especializados de engenharia para execução de investigações geotécnicas / sondagens, mapeamento e cadastramento de redes de utilidades públicas para subsidiar o desenvolvimento do anteprojeto de engenharia da linha 22-marrom. O novo eixo de transporte vai ligar Cotia a São Paulo.
A empresa terá o prazo de oito meses para mapear o solo do trecho que será atendido pelo ramal, contados a partir da emissão da primeira Ordem de Serviço. O Metrô ainda em maio assinou contrato com o Consórcio Systra Prime L22 para serviços técnicos especializados de engenharia, arquitetura e geologia para o desenvolvimento do anteprojeto de engenharia e estudo de impacto ambiental da linha 22. Neste caso são 39 meses.
A linha 22 terá 29 quilômetros de extensão, ligando as estações Cotia e Sumaré. O novo eixo de transporte está na fase do anteprojeto de engenharia. O estudo é um passo anterior do projeto básico, determinante para a construção de um novo eixo de transporte de alta capacidade. O projeto prevê 19 estações e um pátio de trens para 52 trens. A demanda estimada é de 649 mil passageiros por dia.
O anteprojeto é um esboço do projeto, desenvolvido a partir de estudos técnicos preliminares. Já o básico desenvolve todos os elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica.