Os novos projetos que devem levar a malha metroviária além dos limites da capital paulista podem ter seus projetos estruturados até 2025, de acordo com membros do governo estadual. As linhas 19-Celeste e 20-Rosa podem ser as próximas a serem implantadas.
Durante o Fórum de Debates – Ferrovias em Foco, evento ocorrido nesta quinta-feira, 15 de junho de 2023, Augusto Almudin – Diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias – CPP, disse que a administração estadual pretende estruturar os dois empreendimentos até 2025.
“Também são grandes projetos greenfield que a gente pretende iniciar os estudos agora para acabar em 2024 e 2025″, afirmou.. O termo greenfield que Augusto cita, se refere a um novo empreendimento que começa do zero, com nada além de um campo verde. As duas linhas devem ser concedidas para a iniciativa privada.
A Linha 19-Celeste
O Governo de São Paulo assinou contrato para elaboração do projeto básico da Linha 19-Celeste do Metrô em dezembro de 2021, etapa importante para implantação do futuro eixo de transportes que vai ligar São Paulo até Guarulhos.
Segundo o relatório integrado 2022 da companhia, atualmente estão em execução os serviços de Sondagens e Ensaios Geotécnicos e o Projeto Básico, com previsão de conclusão em setembro de 2023.
O documento cita que a Linha 19-Celeste vai ligar as estações Anhangabaú e Bosque Maia, e está projetada para uma extensão operacional 16,9 km, 15 estações, 1 Pátio de estacionamento e manutenção Vila Medeiros, Estacionamentos Bosque Maia, Catumbi e Bixiga, 19 Poços de ventilação e Saída de emergência – VSE e 2 Subestações Primárias.
Corta Guarulhos (segundo município mais populoso do estado de São Paulo) além dos bairros de Vila Medeiros, Vila Maria e Pari, ligando-os ao centro de São Paulo. São previstas conexões com a Linha 3-Vermelha (estação Anhangabaú) Linha 1-Azul (estação São Bento) e Linha 2-Verde (estação Dutra) e com a CPTM nas linhas 10-Turquesa e 11-Coral (estação Pari).
A Linha 20-Rosa
A Linha 20, em seu eixo completo, vai ligar a zona oeste de São Paulo até o ABC Paulista, passando por São Bernardo do Campo e Santo André. O Metrô de São Paulo assinou contrato com a CTA Consultoria Técnica e Assessoria Ltda para “prestação de serviços técnicos especializados para elaboração do laudo macro de avaliação de áreas prioritárias para desapropriação, necessárias para a implantação” de um trecho da Linha 20.
Apesar de membros do governo, inclusive o próprio governador Tarcísio de Freitas, citar que o projeto deve atender o ABC Paulista, o Metrô está contratando analises dos terrenos apenas entre Santa Marina e Abraão de Morais.
De acordo com o último relatório integrado da operadora, a Linha 20 estava na fase final de elaboração do Termo de Referência para elaboração e publicação do edital de contratação do Projeto Básico de arquitetura, estrutura civil e sistemas. Em dezembro foi concluído a elaboração do Anteprojeto de Engenharia.
O novo eixo terá 31,1 quilômetros de extensão, 24 estações e dois pátios de manutenção, sendo um na Lapa e outro em Santo André. Deve atender as cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo e Santo André.