O Governo de São Paulo pretende finalizar estudos de novos projetos ferroviários até meados de 2025, entre eixos de trem e metrô.
Durante o Fórum de Debates – Ferrovias em Foco, evento ocorrido nesta quinta-feira, 15 de junho de 2023, Augusto Almudin – Diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias – CPP, falou que os projetos das linhas 13-Jade e 14-Ônix da CPTM são considerados prioritários, após a implantação do Trem InterCidades eixo norte, entre São Paulo e Campinas.
No caso da Linha 13, o projeto contempla sua expansão até Bonsucesso, e a Linha 14 sendo uma nova ligação entre Santo André e Guarulhos. “Já tem um projeto funcional da CPTM, a gente pretende iniciar a estruturação agora para entregar em 2024”, disse Augusto se referindo a Linha 14.
As duas extensões devem ficar a cargo da iniciativa privada. Durante uma recente entrevista à Revista Ferroviária, o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, falou que o estado pretende conceder em conjunto as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, e em outro pacote, as Linhas 10-Turquesa e 14-Ônix.
A nova linha 14 deve partir do Jardim Irene em Santo André, cortar bairros da Zona Leste de São Paulo, chegando até Bonsucesso em Guarulhos, em integração com a Linha 13.
1 comentário