A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM deve avançar com projetos de construção de duas estações novas nas linhas 11-Coral e 12-Safira. As informações contam no “Plano de Negócios 2023 – Estratégia de Longo Prazo 2023-2027”, e falam sobre as futuras paradas Lajeado e União de Vila Nova.
Sobre Lajeado, o documento cita que em 2023 devem ser feitos estudo/relatório ambiental prévio e estudos de desapropriações. A operadora trabalha com prazo de entregar a estação em 2027.
Localizada nos limites da cidade de São Paulo com Ferraz de Vasconcelos, uma nova parada da Linha 11-Coral ficaria entre Guaianazes e Antônio Gianetti Neto, que ficam quase 4 quilômetros distantes uma da outra. Tem previsão de atender a um pouco mais de 20 mil passageiros diariamente.
Já sobre União de Vila Nova, a CPTM cita “assinar contrato para serviços preliminares e complementares”, com entrega da estação prevista para 2026.
União de Vila Nova é um bairro do distrito de Vila Jacuí, no município de São Paulo, e está situado entre as estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista, da Linha 12-Safira. O novo ponto de embarque foi prometido para ser erguido na década passada, e representa algumas oportunidades de estações que poderiam ser construída entre paradas dos atendimentos, e que possuem potencial de uso.