Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
SPTrans

Empresas de ônibus de SP vão usar inteligência artificial em suas operações

Uma plataforma com inteligência artificial deve ser usada na operação do maior sistema de transporte coletivo da América Latina. A Optibus vai fornecer seus produtos de Planning e Scheduling para o Consórcio Transvida, que opera três lotes de concessão da prestação do serviço de transporte coletivo público de passageiros na cidade de São Paulo.

Fazem parte do consórcio as empresas Ambiental Transportes, Transppass Transporte e Viação Campo. Juntas, as empresas operam cerca de mil ônibus, transportando em torno de 18 milhões de passageiros por ano na capital paulista.

Inicialmente, o Consórcio Transvida implementará os produtos na operadora Ambiental Transportes, e com isso espera melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados aos usuários do transporte público.

A ferramenta deve fornecer o planejamento de rotas e horários, a melhor alocação possível de veículo e tripulação nas viagens, e uma visibilidade de dados – como rotas, horários, indicadores de performance, estatísticas, custo da operação, entre outros – permitindo prever tendências e identificar oportunidades de melhoria da operação.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

A empresa diz que será possível tomar decisões baseadas em dados confiáveis e encontrar as melhores estratégias para elevar a eficiência do serviço, oferecendo uma melhor experiência ao passageiro. A plataforma não requer infraestrutura de TI, por ser nativa na nuvem, e é de fácil aprendizado por conta de sua interface altamente amigável.

“Acreditamos que uma das formas de atingir o sucesso em nossa operação e no nosso compromisso com o passageiro é aplicando as melhores práticas e tecnologias, alinhadas aos objetivos da empresa. Neste sentido, identificamos que a plataforma da Optibus pode nos apoiar muito bem em uma operação complexa como é essa da cidade de São Paulo, onde é fundamental ter a capacidade de identificar possíveis problemas e outras ocorrências que possam afetar a operação, permitindo uma resposta mais rápida e eficiente de nossa parte”, disse Fábio Leão, Diretor Administrativo e Financeiro do Consórcio Transvida.

É uma grande satisfação iniciar este projeto ao lado do Consórcio Transvida, que representa um marco significativo no compromisso contínuo da Optibus em tornar as tecnologias de ponta aplicáveis e acessíveis ao setor de transporte público, impactando positivamente o dia a dia dos operadores de transportes da cidade de São Paulo.” afirma André Vieira, Diretor Regional da Optibus no Brasil.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus