O bonde “lumière”, do modelo Citadis da Alstom, entrou em serviço comercial na nova linha de bondes T10 de Paris, que agora liga La Croix de Berny (Antony) à estação Jardin Parisien (Clamart) em 20 minutos. Esta nova linha, com quase 7 km de extensão e servindo 13 estações, deve transportar quase 25.000 passageiros por dia.
Segundo a fabricante, para a Linha T10, serão 13 trens Citadis X05, cada um com 45 metros de comprimento e capacidade para transportar até 314 passageiros. O lançamento ocorre pouco mais de dois anos após a entrada em serviço do primeiro bonde “lumière” da Linha T9.
Houve a colaboração entre as equipes de design avançado e criativo da Alstom, a agência de design Saguez & Partners e as equipes de design da Île-de-France Mobilités, resultando no bonde.
O modelo foi desenvolvido após uma consulta pública. Além do aspecto estético, as linhas luminosas contam com uma funcionalidade: uma linha de luz vermelha ilumina quando as portas se fecham, uma linha de luz verde quando elas se abrem e uma linha contínua de luz branca quando o bonde está em movimento.
“Estamos muito satisfeitos em ver a chegada hoje do bonde Citadis “lumière” na Linha T10 e em oferecer uma solução de transporte nova, confiável, confortável, elegante e moderna para os moradores de Hauts-de-Seine. Além de comemorar mais um marco de sucesso deste projeto, gostaria de homenagear nossos colaboradores e seu comprometimento, que nos permitiram entregar este novo projeto no prazo e com a qualidade esperada por nossos clientes e passageiros”, diz Jean-Baptiste Eyméoud , presidente da Alstom França.