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CPTM

Convênio para terminal na estação varginha é prorrogado

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM prorrogou um convênio com a SPTrans objetivando viabilizar a implantação do terminal de ônibus na estação varginha, localizado junto à futura estação da linha 9 – esmeralda, na zona sul do município de São Paulo.

O termo de aditamento prorrogou o prazo de vigência do convênio em 48 meses. O novo espaço deve ser aberto após a inauguração da última parada da Linha 9 no extremo sul da capital paulista.

Reta final

Com promessa de entrega para o segundo semestre de 2023, as obras da estação Varginha estão em curso, e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM atualizou o status da construção, de acordo com o seu último relatório de empreendimentos datado do mês de maio.

Segundo o documento, atualmente as obras estão focadas na instalação de suspensórios da rede aérea, no trecho entre Mendes Vila Natal e Varginha, além da execução de infraestrutura elétrica, instalação de cronometria e cftv e execução aterro e compactação para o viaduto rodoviário Nathália Pereira.

Recentemente o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Pedro Moro, em entrevista a sites especializados em transportes, falou sobre a entrega da estação Varginha, na Linha 9-Esmeralda operada pela ViaMobilidade. A entrevista foi durante entrega das obras da estação São Caetano do Sul.

De acordo com o presidente da estatal, a entrega da parada final na linha 9 está programada para ser feita no começo do próximo semestre. “A gente está correndo para atender o mais rápido possível para que seja no início do segundo semestre. Tem alguns equipamentos que estão chegando agora para a gente finalizar.”

Segundo Moro, o início das operações será antes da finalização do complexo de obras no extremo sul da cidade de São Paulo. A estação terá primeiro um dos lados abertos, antes mesmo de um viaduto. “Primeiro vamos entregar a estação com acesso leste”, diz Moro Depois será a vez da finalização do viaduto da Avenida Paulo Guilguer Reimberg, depois o acesso oeste, e depois o terminal de ônibus. “O método construtivo permite acesso a estação pelo lado leste, antes do viaduto”.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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