O BRT Transoeste do Rio de Janeiro passa por reforma desde o ano passado, quando começaram as obras de substituição do pavimento das pistas ao longo dos 31 quilômetros da calha. Enquanto isso, quatro estações do corredor serão transformadas em terminais.
De acordo com comunicado da Secretaria de Infraestrutura, há duas frentes de trabalho: do Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, até o túnel Vice-Presidente José Alencar, na Grota Funda; e do túnel em direção ao futuro Terminal Pingo D’Água, em Guaratiba.
Mais de 50% dos serviços já foram concluídos. No momento, estão sendo realizados serviços de pavimento rígido em duas frentes de obras na Avenida das Américas. Uma na altura estação Pontões/Barra Sul e outra na Estação Pontal/Dom Bosco, além do retorno da Benvindo de Moraes, desafogando o trânsito em uma das vias mais movimentadas da Zona Oeste. Os trabalhos dentro do túnel José Alencar foram finalizados nos últimos dias. Depois do túnel, as equipes estão trabalhando nos dois sentidos até a altura do Ctex. E no Pingo D’Água, sentido Magarça.
Os investimentos ultrapassam R$ 221 milhões, e a previsão é que os serviços das novas pistas sejam concluídos até o fim de 2023.