A Argentina restabeleceu os serviços de trens de passageiros de longa distância entre Buenos Aires e a província de Mendoza, após três décadas de suspensão.
A operadora estatal de passageiros ampliou seu serviço de Buenos Aires até Justo Daract, com 654 km de extensão, para mais 374 km até Palmira, 30 km a leste da cidade de Mendoza.
O serviço utiliza a linha principal San Martín, com bitola 1.676 mm. Os serviços estão operando inicialmente quinzenalmente no trecho Justo Daract – Palmira enquanto o número de passageiros cresce.
A longo prazo, espera-se que o serviço de Buenos Aires seja estendido por mais 22 km de Palmira a Gutiérrez, o terminal leste do sistema ferroviário de Mendoza.
Os serviços ferroviários entre Buenos Aires e Palmira levam atualmente 28 horas para completar a viagem, muito mais do que na década de 1930, quando o serviço expresso entre Buenos Aires e Mendoza levava apenas 15 hora. O serviço atende 22 estações, incluindo quatro estações reformadas a oeste de Justo Daract em Beazley, La Paz, Libertador General San Martín e Palmira.
Os serviços dos trens argentinos são formados por vagões e vagões-leito e podem acomodar cerca de 400 passageiros, com tarifas que variam de US$ 22 por assento a US$ 80 por cabine-leito.