Durante o Fórum de Debates – Ferrovias em Foco, evento ocorrido nesta quinta-feira, 15 de junho de 2023, membros da Secretaria dos Transportes Metropolitanos detalharam futuros projetos ferroviários projetados pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, entre eles sobre a linha 13-Jade e o então projeto conhecido como “Arco Oeste Sul”.
Segundo palestra de Alberto Epifani, Coordenador de Planejamento e Gestão da STM, os dois futuros eixos apareceram com extensões diferentes do que eram conhecidas.
Volta da extensão da Linha 13 para o sul
No painel, Epifani cita a extensão da Linha 13 após a futura estação Gabriela Mistral até Bom Pastor, em conexão com a futura estação da Linha 5-Lilás. “Facilita a vida da ligação da Linha 10, quando ela for descendo até a Baixada Santista”, afirmou Alberto Epifani, relacionando a Linha 10 com o futuro eixo sul do Trem InterCidades, entre São Paulo e Santos.
Extensão tinha sido sepultada pela CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM havia descartado oficialmente o projeto de extensão da Linha 13-Jade ao Parque da Mooca e Chácara Klabin. A operadora, por meio de sua assessoria, respondeu ao questionamento do Via Trolebus por telefone sobre a supressão do projeto. O fato ocorreu em 2022. A empresa diz que ideia que está em curso, é levar a Linha 13 até a estação Palmeiras Barra Funda.
De acordo com uma apresentação da empresa em um evento do Instituto de Engenharia, o eixo descartado em seu “trecho prioritário” sendo entre Bonsucesso e Parque da Mooca, a Linha 13 teria um potencial de transportar por dia, 700 mil passageiros, em uma ferrovia com 33 quilômetros de extensão, servida por 31 trens e intervalos de 3,3 minutos.
Na pratica, após a estação Tiquatira, a linha iria correr em subterrâneo até bairros da zona leste, como Tatuapé, Mooca e Aclimação.
Arco-sul renomeado e segregado
O chamado Arco sul que iria do ABC até Alphaville, surge na apresentação segregado e renomeado, agora como “Arco Oeste”, e partindo de Campo Limpo até Santana de Parnaíba.
Na apresentação não foi falado sobre prazos de contratação de projetos para as futuras extensões.