A Alstom revelou o novo design dos trens da operadora espanhola Renfe. Os novos comboios, com 6 carros cada (4 carros de piso baixo e 2 carros de piso duplo), terão capacidade para mais de 900 passageiros. As 12 portas de cada lado, distribuídas uniformemente ao longo do trem, melhoram o tempo de permanência na estação ao agilizar o fluxo de passageiros e a capacidade de transporte das redes suburbanas.
Além disso, os futuros trens, totalmente acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, terão espaços para cadeiras PRM, espaços multifuncionais para bicicletas, malas, carrinhos de bebé e muito mais.
As três primeiras unidades que estão a ser fabricadas e o processo de validação e certificação terão início em 2024. Terminado este processo, iniciar-se-á a produção em série das restantes 198 unidades, com o objetivo de entregar entre 3 e 4 comboios à Renfe por mês.
Trata-se da maior encomenda da Espanha. O contrato para a fabricação desses 201 trens de alta capacidade Coradia Stream é de 1,8 bilhão de euros, incluindo fornecimento de peças de reposição e manutenção de 56 dos trens por 15 anos.