O tatuzão sul que escava os túneis da Linha 6-Laranja do metrô chegou a futura estação SESC-Pompeia (Confira vídeo acima). No começo de fevereiro, a tuneladora apelidada de Maria Leopoldina, chegava na estação Água Branca, e depois de quase quatro meses, chegou a parada que deve servir aos moradores da Pompéia, ou quem vai a Allianz parque ou o próprio SESC.
“Antigamente a escavação era muito mais manual, hoje é tudo muito sistematizado e automático. É uma produção industrial, o ‘tatuzão’ é uma indústria com mais de cem metros de extensão e muita tecnologia embarcada, é impressionante vê-lo funcionando. É uma obra que está andando bem, são 15 quilômetros de obras e, em 2026, vamos ter parte da Linha-6 Laranja funcionando e transportando pessoas”, declarou o governador Tarcísio de Freitas.
O grande maquinário chegou a bater recordes de escavamento, com cerca de 35 metros escavados em um único dia. O Governo do estado informa que a lInha 6 poderá ser entregue parcialmente em 2026. A Linha 6-Laranja terá 15,3 km de extensão e contará com o Morro Grande, além de 15 estações de parada: Brasilândia; Vila Cardoso; Itaberaba-Hospital Vila Penteado; João Paulo I; Freguesia do Ó; Santa Marina; Água Branca; Sesc-Pompeia; Perdizes; PUC-Cardoso de Almeida; FAAP-Pacaembu; Higienópolis-Mackenzie; 14 Bis; Bela Vista e São Joaquim. Também haverá integração com a Linha 4-Amarela do metrô e os trechos 7-Rubi e 8-Diamante de trens.
Anúncio de expansão
O Governador Tarcísio de Freitas anunciou que o estado deve iniciar estudos de ampliação da Linha 6-Laranja nas duas pontas. De acordo com o governador, poderão ser quatro estações ao sul e duas ao norte. Tarcísio não deu prazo para início das obras, e falou na linha 6 chegando na linha 10 da CPTM.
A extensão da linha 6 ao leste não é um projeto novo, mas acabou sendo suprimido pela nova Linha 16-Violeta que está tendo seus projetos contratados.