O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Investe SP – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, ligada à Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, apresentou o projeto do Trem InterCidades eixo norte para lideranças do Reino Unido.
O PPI-SP quer injetar até R$ 180 bilhões em investimentos privados, sendo composto por uma série de projetos de infraestrutura, Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões, como o túnel Santos-Guarujá e o trem entre São Paulo e Campinas.
“São áreas nas quais o Reino Unido, dono de uma das principais economias da Europa, pode ser um grande parceiro, seja com a participação de empresas britânicas no programa de privatizações do Governo de São Paulo, seja no suporte ao desenvolvimento de uma cadeia de hidrogênio à base de etanol”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes Junior.
O encontro contou com a presença do Secretário Permanente de Negócios e Comércio do Reino Unido, Gareth Davies, que também é conselheiro da secretária de Estado dos Negócios e Comércio, Kemi Badenoch.
A expectativa é que o leilão do TIC seja lançado em novembro, com previsão de implantação até a próxima década.
Empresas interessadas
Há grupos empresariais de pelo menos quatro países interessados no projeto do Trem InterCidades, além dos nacionais, segundo uma reportagem do jornal Folha de São Paulo. De acordo com a publicação, há “grupos brasileiros e de países como França, Espanha, China e Coreia do Sul”.
1 comentário