O deslocamento da estação Aeroporto Guarulhos na Linha 13-Jade da CPTM, com os três terminais de embarque vai ficar mais simples e rápido com a entrega do aeromóvel.
O Via Trolebus visitou as obras de implantação do meio de transporte que utiliza tecnologia brasileira, e acompanhou a fabricação das vigas que estão sendo suspensas.
Segundo Eduardo Chrysostomo Silva, Diretor de operações do grupo Coester, detentor da tecnologia Aeromóvel, o içamento das grandes estruturas sobre os pilares que podem chegar até a 32 metros de comprimento chegou a ser feita em 12 minutos.
Serão 124 vigas que serão instaladas, sendo que oito delas já foram posicionadas, e outras três serão erguidas neste final de semana. As estruturas possuem um duto de ar pressurizado, alimentado por motores ao longo do caminho de 2,7 km de extensão. Esse ar que passa por dentro a viga é o responsável pelo deslocamento dos trens, ou seja, sua propulsão é pneumática.
Em outras palavras, uma espécie de vela presa à parte inferior do trem ligada ao duto, traciona o veículo quando há o deslocamento de ar.
Cerca de 90% da estrutura, como blocos e fundações estão prontos, além de 72% de pilares confeccionados. Eduardo revelou ainda que a obra deve ganhar ritmo nas próximas semanas, já que foram sanadas as principais autorizações ambientais do empreendimento.
Inspiração na aviação
O aeromóvel está presente em Porto Alegre, no Aeroporto Salvado Filho, e foi inventado pelo gaúcho Oskar Hans Wolfgang Coester. Oskar esteve a frente do setor de manutenção de aeronaves da Varig, sob o comando de Rubem Berta.
O inventor levou para o meio de transporte conceitos fundamentais da aviação, que são redundância e falha segura. Os dutos de ar nas vigas impedem a colisão entre veículos adjacentes (evitada pela compressibilidade do ar dentro do duto que mantém afastadas entre si as aletas impulsoras dos veículos). “É impossível a colisão entre dois veículos“, conta Eduardo Chrysostomo.
Entrega
O passageiro poderá utilizar o novo meio de transporte no ano que vem. “As obras estão dentro do cronograma planejado. Existe a previsão de entrega da obra para o primeiro trimestre de 2024. A data prevista para a obra é para março de 2024”, afirma Eduardo.