Sete empresas e consórcios mostraram interesse na prestação de serviços técnicos especializados de geologia para o acompanhamento técnico, assessoria e controle de qualidade das atividades de sondagens geológicas necessárias ao desenvolvimento do anteprojeto de engenharia da linha 22-marrom do Metrô que vai ligar São Paulo e Cotia.
A Egis Engenharia e Consultoria LTDA apresentou a melhor proposta e a partir de agora o Metrô deve analisar os documentos.
A linha 22 terá 29 quilômetros de extensão, ligando as estações Cotia e Sumaré. O novo eixo de transporte está na fase do anteprojeto de engenharia. O estudo é um passo anterior do projeto básico, determinante para a construção de um novo eixo de transporte de alta capacidade.
O anteprojeto é um esboço do projeto, desenvolvido a partir de estudos técnicos preliminares. Já o básico desenvolve todos os elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica.
O projeto prevê 19 estações e um pátio de trens para 52 trens. A demanda estimada é de 649 mil passageiros por dia.
A linha 22-Marrom nasceu na década passada como linha 22-Bordô, e deve promover a ligação entre as duas cidades, passando por regiões importantes como Granja Viana, Osasco e USP.