O Consórcio Systra Prime L22 terá 39 meses para formular os serviços técnicos especializados de engenharia, arquitetura e geologia para o desenvolvimento do anteprojeto de engenharia e estudo de impacto ambiental da linha 22-marrom do Metrô, que vai ligar Cotia a São Paulo. O contrato foi assinado entre as partes na semana passada.
A linha 22 terá 29 quilômetros de extensão, ligando as estações Cotia e Sumaré. O novo eixo de transporte está na fase do anteprojeto de engenharia. O estudo é um passo anterior do projeto básico, determinante para a construção de um novo eixo de transporte de alta capacidade. O projeto prevê 19 estações e um pátio de trens para 52 trens. A demanda estimada é de 649 mil passageiros por dia.
O anteprojeto é um esboço do projeto, desenvolvido a partir de estudos técnicos preliminares. Já o básico desenvolve todos os elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica.
Não há prazos para o início das obras.