Há grupos empresariais de pelo menos quatro países interessados no projeto do Trem InterCidades eixo norte, entre São Paulo e Campinas, além dos nacionais, segundo uma reportagem do jornal Folha de São Paulo. De acordo com a publicação, há “grupos brasileiros e de países como França, Espanha, China e Coreia do Sul”.
O edital do serviço foi lançado em março e o leilão deve o ocorrer em novembro. O trem expresso deve começar a operar até 2031.
Até Americana
O vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, falou no começo do mês, em entrevista à Rádio Gold (FM 94.7), sobre o projeto do Trem InterCidades até a região de Americana.
O vice-governador afirmou que “a possibilidade de chegar até Americana é muito grande”, mas essa extensão ficará para outro momento.
Até Viracopos
O documento divulgado abre espaço para extensão do serviço após Campinas, em duas frentes: além de Americana, para o Aeroporto Internacional de Viracopos
“Consideram-se INVESTIMENTOS CONTINGENTES passíveis de incorporação ao CONTRATO, como encargos da CONCESSIONÁRIA, a critério do PODER CONCEDENTE, (i) a expansão do SERVIÇO EXPRESSO até a cidade de Americana/SP e/ou até o Aeroporto de Viracopos;”