A chegada dos trens da série 8900 para operação nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda gerida pela ViaMobilidade está atrasada. O fato veio a tona após reportagem do site MetrôCPTM. A informação acabou sendo usada em reportagem de uma emissora de TV.
Em nota, a empresa informou que até o fim de maio colocará em circulação o novo trem. Já em relação aos demais trens contratados, “a empresa tem ciência da possibilidade de atraso na entrega pela fabricante em razão de dificuldades enfrentadas pela falta de componentes que afeta o mercado brasileiro e mundial de forma geral.”. As composições estão sendo produzidas pela Alstom.
A ViaMobilidade ainda informa que “para manter a qualidade na prestação do serviço de transporte, de forma a não trazer impactos aos clientes, a quantidade de trens na frota das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda será mantida até a entrega das novas composições.”
Isso significa que os trens que estão emprestados pela CPTM devem permanecer mais tempo em operação pela empresa privada.
“A ViaMobilidade cumpre todos os requisitos previstos no contrato de concessão. A concessionária reforça também que mantém o compromisso de atuar na reforma completa dos trens que serão devolvidos ao poder concedente, conforme previsto em contrato.”