Oito consórcios apresentaram propostas para ampliação do pátio Tamanduateí do Metrô. A requisição de menor preço, feita pelo consórcio EESB-Tamanduateí, formado pela Engibrás, SAP, Benito Hoggio e Eneplan, foi de R$ 155 milhões.
O Metrô de São Paulo publicou edital de licitação em dezembro para prestação de serviços especializados de obras e serviços de engenharia para execução de obras civis, via permanente, fornecimento de sistemas alimentação elétrica, auxiliares e telecomunicações para ampliação do Pátio.
A expansão do local é necessária para abrigar novos trens que a companhia deve receber, necessários para a operação da extensão da Linha 2-Verde, da Vila Prudente até a Penha. Serão adquiridos 44 novos comboios. Aparentemente, o novo espaço deve abrir espaço para em torno de uma dezena de composições.
Na pratica, de acordo com o documento, o pátio deve ganhar cinco novas vias em uma área a sul do pátio, próxima à Avenida Presidente Wilson (retângulo vermelho):
Serão construídas as vias de número 12 ao 16, e os trens devem acessa-las por meio de manobras do lado norte do pátio. O acesso às vias existentes ocorre por meio de um túnel que liga a área até a via de trens entre as estações Tamanduateí e Sacomã:
O consórcio EESB-Tamanduateí deve entregar nesta semana os documentos requisitados para ser validada na licitação.