Colaborou: Plinio Bonfim
Cidades da Região Metropolitana de Salvador e outros municípios da Bahia articulam a instalação de um trem a medida em que haverá a renovação do contrato da empresa VLI.
Uma reunião com a presença de secretários de Turismo, Cultura e Educação dos municípios de Alagoinhas, Catu, Mata de São João, Dias D’Ávila, Pojuca, Iramaia, Entre Rios e Simões Filho, realizada na semana passada debateu o resgate da linha férrea Alagoinhas – Salvador. O transporte seria feito entre os municípios citados e o Porto Marítimo da Bahia de Todos-os-Santos.
A ideia não é nova, e um estudo do Ministério dos Transportes de 2013 mostrava o projeto de um atendimento regional entre Conceição da Feira (BA) – Salvador (BA) – Alagoinhas (BA).
O documento cita a ferrovia poderia ter uma demanda anual de 21 a 28 milhões de passageiros, o que seria em torno de até 77 mil passageiros por dia.
A próxima reunião deve ocorrer no dia 11 de julho. Há ainda tratativas para instalar o Trem do Forró e a revitalização da ferrovia no estado da Bahia.