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BRT ABC poderá ter estação ao lado de via férrea entre SP e São Caetano

A Câmara Municipal de São Bernardo do Campo disponibilizou uma planta com as futuras estações do BRT ABC, que fará a ligação entre o município e São Paulo, passando por Santo André e São Caetano do Sul.

O projeto foi anunciado no lugar da Linha 18-Bronze do Metrô, porém as obras estão atrasadas e o meio de transporte escolhido tem menor capacidade e será mais lento em relação ao monotrilho descontinuado. Serão 173 mil passageiros transportados por dia no BRT contra 340 mil da Linha 18.

Fonte: EMTU

O projeto funcional do BRT mostra que a futura estação “Albino de Morais” ao lado da via férrea da CPTM, no trecho em que se pretende instalar o corredor de ônibus na faixa de domínio da união. Haveria ainda uma travessia com acesso para a Avenida Presidente Wilson, na altura da Rua Albino de Morais:

Fonte: Câmara Municipal de São Bernardo do Campo

Corredor segue travado

Prometido para 2019 como solução para o deslocamento entre o ABC e a capital paulista, o sistema de transporte deveria estar pronto entre final de 2022 e o início de 2023, conforme informou o governo anterior.  A ideia mais barata no ponto de vista da obra, deve custar mais aos passageiros a medida em que o BRT não terá integração tarifária integral com a malha sobre trilhos, ao contrário do que seria com a Linha 18-Bronze.

As obras estão em curso apenas em São Bernardo do Campo. Segundo publicação do Diário do Grande ABC, os demais trechos ainda necessitam de licenças ambientais.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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