Um “Despacho Autorizatório” de 28 de abril de 2023, publicado pelo Diário Oficial da prefeitura de São Paulo estabelece um convênio entre a administração municipal da capital paulista e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU para implantação do BRT ABC, que vai ligar São Bernardo do Campo e as estações Tamanduateí e Sacomã.
O corredor de ônibus foi anunciado no lugar da Linha 18-Bronze do metrô em 2019, mas está com as obras atrasadas. Além de ter menor capacidade em relação ao monotrilho proposto, ser mais lento e desconectado da tarifa da malha metroferroviária, o projeto do BRT está atrelado a um contrato que está sob julgamento no Supremo Tribunal Federal. A Ação Direta de Inconstitucionalidade 7048 questiona a renovação da concessão do Corredor ABD, além da construção do BRT-ABC. A relatora do caso, a Ministra Carmém Lúcia, propôs a anulação de dois decretos do governo do estado de São Paulo que permitiram que concessionária assumisse vários sistemas de ônibus, incluindo o BRT ABC, sem licitação
Já o despacho da semana passada revela o caminho que será feito pelo BRT. O documento cita que o convênio “tem como objetivo a Cooperação Técnica e Apoio Recíproco para o desenvolvimento e a execução conjunta das ações necessárias para a implantação do BRT-ABC, parte integrante do Sistema Integrado Metropolitano da Região Metropolitana de São Paulo – SIM RMSP, que compreende o trecho do novo viário a ser implantado na margem esquerda do Ribeirão dos Meninos (no sentido São Bernardo do Campo – São Paulo) entre a junção do Ribeirão dos Couros com o Ribeirão dos Meninos, onde se encontra a divisa dos municípios de São Bernardo do Campo e São Paulo, transpondo a Avenida Almirante Delamare e Avenida Presidente Wilson, seguindo pela faixa de domínio da CPTM até o Terminal Tamanduateí junto à estação Tamanduateí do Metrô/CPTM daí seguindo pela Rua Aida, Rua do Grito e Avenida das Juntas Provisórias até o Terminal Sacomã.”
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