Esse é o VOZ TRÓLEBUS, onde é apresentado em 3 minutos os principais acontecimentos da semana quando o assunto é mobilidade. Uma produção ViaTrolebus, com conteúdo produzido por Renato Lobo e narração de Renata Guadalupe: Ouça abaixo:
A semana foi mais curta com o feriado de Páscoa, mas a paciência dos usuários na Linha 5-Lilás do metrô, operada pela ViaMobilidade, precisou ser longa. Só nessa semana duas falhas atingiram a região da Chácara Klabin, terminal do eixo metroviário, sendo a queda de um poste na via férrea e a falha em um equipamento que faz a troca do trem na via. O resultado foi lotação e a demora no deslocamento.
Mas os problemas não estão resumidos à operação de uma empresa privada. Lembra do caso de colisão dos monotrilhos? Segundo o site de notícias G1, O Metrô informou que deve demitir funcionários envolvidos na ocorrência. A empresa alega que houve falha no cumprimento do procedimento. Já o sindicato dos metroviários alega que há falhas no sistema que controla os trens.
E as deficiências de procedimento não estão restritas ao sistema de trilhos. Nos ônibus foram noticiadas falhas de segurança que causaram acidentes, atropelamentos e até casos de pessoas arrastadas. Só no mês de março houve ao menos 11 relatos de acidentes envolvendo ônibus e ciclistas, mulheres e idosos, sendo 3 com vítimas fatais. A SPTrans anunciou que 30 mil motoristas deverão passar por um novo treinamento com foco na direção segura e prevenção de acidentes.
Agora vamos para um assunto que não sai de pauta: o trem intercidades. Afinal, ele representa a esperança da volta das viagens de médias distâncias sobre trilhos. O edital e licitação do serviço entre São Paulo e Campinas aponta: trens podendo chegar até 140 km/h, possibilidade de operação sem condutor, intervalos no pico de até 15 minutos, e tempo de viagem de até 1 hora.
O secretário de investimentos e parcerias, Rafael Benini, disse que até 2031, todo o pacote de serviços incluindo o trem expresso entre as duas cidades estará funcionando. Ah, a gente vai acompanhar por aqui!
E lembra do começo deste boletim onde falávamos sobre a espera do passageiro? Então, a população aguarda a implantação do trem entre São Paulo e Campinas desde a década passada, quando o governo do estado anunciou o “Trem Regional”, e até hoje não saiu do papel.
Para terminar, bora falar de mobilidade ativa: ontem a TemBici anunciou uma parceria com a Uber, que vai permitir o aluguel de bicicletas compartilhadas também pelo aplicativo da Uber e isso deve acontecer em São Paulo e Recife ainda esse mês de abril. Segundo o portal Exame, a ideia é que o aplicativo da Uber também tenha essa funcionalidade em outros países da América Latina, onde a TemBici opera.