Esse é o VOZ TRÓLEBUS, onde é apresentado em 3 minutos os principais acontecimentos da semana quando o assunto é mobilidade. Uma produção ViaTrolebus, com conteúdo produzido por Renato Lobo e narração de Renata Guadalupe: Ouça abaixo:
Iniciando o VozTrolebus falando da operação da ViaMobilidade, linhas 8 e 9 do sistema de trens metropolitanos. No feriadão de Páscoa foram registrados uma série de atos de vandalismo nas ferrovias, o que levou a operadora a afirmar que estava sofrendo sabotagem na gestão dos eixos de transporte. Tudo porque os cabos foram rompidos, mas não foram roubados.
A versão de sabotagem, no entanto, não é defendida pelo delegado Leo Francisco Salem Ribeiro, que atendeu uma das ocorrências. À TV Globo, ele afirmou que num dos casos, as pessoas envolvidas nos atos seriam usuários de drogas e moradores de rua. E declarou: “Estavam ali especificamente para furtar fios de cabos pra revenda.”
E por falar em gestão de transportes por empresas privadas, o Governador Tarcísio de Freitas autorizou a Secretaria de Investimentos e Parcerias a estudar as concessões das Linhas: 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, além da futura linha 14-Ônix. O anúncio foi feito durante balanço de 100 dias do novo governador.
Curitiba caminha para não aceitar mais dinheiro como meio de pagamento nos veículos do transporte coletivo. Atualmente, das 242 linhas da cidade, 239 só aceitam pagamento com cartão. O bilhete de transporte local já é opção de pagamento da maioria dos 80 mil passageiros/dia dessas linhas. Somente 5,22% das pessoas pagam com dinheiro.
Falando em dinheiro, seja qual for o valor, o passageiro espera que o serviço oferecido seja cumprido, certo? E se você tivesse que esperar mais de 9 horas parado numa rodovia, após o ônibus apresentar falha no meio do caminho? Foi o que aconteceu com um passageiro que ia de Belo Horizonte até Goiânia, que não deixou barato e acionou a justiça sobre o caso. A empresa responsável terá que indenizar esse cliente em R$ 5 mil por danos morais, por ele haver perdido um compromisso de trabalho. Se a moda pega, as empresas vão pensar duas vezes, antes de programar suas operações.
A Comissão dos Transportes e Turismo do Parlamento Europeu publicou essa semana seu relatório onde determina que investimentos em estradas ou ferrovias que passem por cidades de mais de 100 mil habitantes, devem obrigatoriamente integrar-se com a mobilidade ativa: ou seja, com pedestres e ciclistas. Para a gente ter uma ideia, Erechim no Rio Grande do Sul tem 100 mil habitantes, ou aqui mais próximo de SP, a pequena Mairiporã tem essa população.
E pra sextar, já pensou em fazer um passeio de trem com degustação de cerveja? Segundo a sessão Bom Gourmet da Gazeta do Povo, o Beer Train acontece pela primeira vez em São Paulo no dia 29 de abril entre Itu e Salto, a bordo do Trem Republicano, na Estrada de Ferro Ytuana. Cinco cervejas serão servidas aos passageiros durante a viagem, harmonizando com queijos e pães. A gente só lembra que se beber, não dirija 😉
E se puder, vai de transporte coletivo ou de bike!