Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Trólebus

Trólebus completa 74 anos em SP com futuro incerto

Em 22 de abril de 1949 era inaugurada a primeira linha de trólebus do Brasil, ligando o centro de São Paulo até a Aclimação, o que no futuro seria a Linha 408A (Machado de Assis – Cardoso de Almeida).

O Brasil já teve 14 sistemas trólebus ao longo de sua história, mas atualmente apenas dois estão ativos, o da própria capital paulista e do metropolitano que corta o ABC. O terceiro, em Santos, segue suspenso já que depende de readequação.

A frota paulista que é a mais numerosa, não tem perceptiva de ampliação segundo reportagem do G1.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Um vídeo do canal “Mobilidade Elétrica” do Consultor em projetos de infraestrutura de tração elétrica, Jorge Françozo de Moraes, é ainda menos otimista quanto a continuidade dos serviços dos elétricos.

Em um dos vídeos históricos exibidos, Jorge relata que o futuro é incerto e medida em que os ônibus serão substituídos até 2028. Jorge cita que o crescente uso de baterias em veículos pode ser um passo para o fim dos trólebus:

YouTube video

Novo tipo de veículo

O trólebus, que já enfrentou momentos de auge e de declínio, teve sua sentença de morte decretada com a explosão de vendas de ônibus elétricos, motivada por fabricantes chineses. Mas uma publicação do site Sustainable Bus mostra que os famosos chifrudos vêm sendo cotados como parte de políticas de emissão zero.

Um novo modelo vem animando as operadoras, com um trólebus a bateria, sendo que a recarga do equipamento é feita durante a operação com conexão da rede.

Kevin.B

A publicação cita Suíça, França, Áustria, Itália, Polônia, República Tcheca entre os países em que as redes de trólebus são mais difusas, e planos de renovação significativos estão em andamento. Cita ainda a Cidade do México com a aquisição de novas unidades.

Berlin está considerando uma nova expansão do meio de transporte. A BVG planeja a eletrificação da frota de ônibus até 2030. Até 2021, cerca de 225 ônibus eletrônicos chegaram às ruas de Berlim.

O texto ainda destaca os trólebus biarticulados da empresa Hess com fornecimento para o mercado doméstico na Suíça. Os trólebus de nova geração da Hess também estão em operação em Berna e Geneve.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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