A tuneladora Maria Leopoldina, que escava os túneis da Linha 6-laranja do metrô no sentido sul, voltou a perfurar o solo na semana passada, segundo registro do canal Linha 6-Laranja:
O tatuzão partiu da estação Água Branca em direção a futura estação SESC Pompéia. Segundo o canal, ficou cerca de 60 dias parado para manutenção. O maquinário que vai escavar até o futuro terminal São Joaquim, começou em 16/12/2021 a escavação do túnel em direção à região central de São Paulo.
O equipamento deve percorrer ao todo cerca de 10km nos próximos meses, contemplando 10 estações, entre Santa Marina e São Joaquim, partindo do VSE Tietê até o VSE Felício dos Santos.
Pesando 2 mil toneladas, a TBM tem diâmetro de 10,61m e extensão de 109m. Sua capacidade de perfuração é de aproximadamente 12 a 15 metros por dia.
Para a sua operação são necessárias aproximadamente 50 pessoas, divididas em três turnos de trabalho. A máquina conta com refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares.