Divulgação
Ônibus

Sorocaba inicia obras de “BRT à direita”

A Prefeitura de Sorocaba iniciou nesta quarta-feira, 12 de abril de 2023, as obras do Corredor Estrutural Oeste do Sistema de BRT da cidade, além de um novo terminal no Jardim Ipiranga. Apesar do nome, os veículos circularão pela faixa preferencial à direita, de acordo com o poder público. Usualmente, os corredores de ônibus são instalados à esquerda da via.

Haverá requalificação asfáltica, iluminação em LED e instalação de câmeras de monitoramento, além de outras melhorias, nas avenidas General Carneiro, Armando Pannunzio e Américo Figueiredo.

“Essa obra simboliza a conquista de uma demanda antiga da comunidade. A alteração de faixa do corredor do BRT, que era um pedido de moradores e comerciantes situados nas proximidades das avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio, vai causar um mínimo de transtorno e assegurar a melhoria no transporte público para toda a população”, afirmou o prefeito Rodrigo Manga.

A nova estrutura irá completar o eixo estrutural Leste/Oeste do BRT, concluindo, assim, o projeto do Sistema BRT em sua totalidade na cidade de Sorocaba e que, atualmente, opera com dois corredores exclusivos (Itavuvu e Ipanema), cinco estruturais (Sul, Centro, Leste, Binário e Hermelino Matarazzo) e dois terminais de ônibus (Vitória Régia e São Bento).

O sistema transporta atualmente em torno de 53 mil passageiros por dia, e o novo eixo deve acrescentar mais 30% no volume de usuários transportados. A previsão é que as obras estejam concluídas até janeiro do próximo ano. O investimento total nas obras do novo Corredor é de R$ 131,4 milhões, dos quais R$ 124,8 milhões via Caixa Econômica Federal (CEF) e R$ 6,6 milhões da Prefeitura de Sorocaba.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus