Em uma recente entrevista durante um evento em Campinas que contou com diversos jornalista, o secretário de parcerias e investimentos, Rafael Benini, falou sobre planos futuros da malha ferroviária no estado, no que diz respeito ao transporte de passageiros.
O tema está em alta nas publicações com o horizonte a curto prazo, na realização do leilão do Trem InterCidades eixo norte, entre a Barra Funda em São Paulo até Campinas, previsto para novembro desse ano.
De acordo com publicação do site Metrô/CPTM, o titular da pasta falou em implantar um serviço expresso de trem entre Campinas e Araraquara. “É a mesma coisa do investimento contingente da Linha 8 e 9. A minha ideia é levar o TIC para Araraquara, de Campinas para Araraquara direto.”
Dos quatro eixos prioritários, de São Paulo para Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e Santos, o secretário falou sobre o próximo eixo a sair do papel. “A gente quer fazer nesse mandato ainda mais um TIC. O caminho natural é Sorocaba, mas a equipe técnica vê São José dos Campos como mais fácil de implantar.”
Outro ponto abordado na entrevista feita por Jean Carlos seria um trecho de trem de passageiros que não passaria por São Paulo, mas que atenderia ao Aeroporto de Viracopos:
“A gente vai fazer Sorocaba ou São José dos Campos, e o outro (TIC) a gente vai deixar pronto no começo do próximo governo. O próximo que a gente quer fazer é Sorocaba-Campinas, passando por Viracopos. Eu penso ser possível fazer Sorocaba indo até a Mogiana”.