Operadoras do transporte coletivo dos Estados Unidos estão com dificuldades em encontrar mão de obra especializada. Tanto que, segundo o site Metro Report, a American Public Transportation Association – APTA lançou o primeiro de seis guias de desenvolvimento de força de trabalho projetados para ajudar as operadoras a lidar com a escassez.
Segundo a publicação, eles fornecerão as melhores práticas, estudos de caso e insights sobre:
- aumentar a conscientização sobre carreiras de trânsito;
- criação de estágios e aprendizagens;
- recrutamento e contratação de trabalhadores de trânsito;
- servindo os carentes na força de trabalho;
- integração, treinamento e retenção de trabalhadores;
- construção de um currículo de trânsito.
Uma pesquisa de outubro de 2022 revelou que há uma escassez generalizada e severa de trabalhadores do transporte público, com 96% das operadoras e agências relatando uma escassez. Um dos principais motivos seria a faixa etária dos trabalhadores.
Preocupações com horários de trabalho e salários foram responsáveis por mais afastamentos do que agressões e assédios ou preocupação em contrair Covid-19.
“A APTA reconhece o impacto que a crise de escassez de trabalhadores está tendo em nosso setor e tem trabalhado diligentemente para fornecer recursos para ajudar os líderes de trânsito a criar estratégias eficazes para atrair, reter e desenvolver uma força de trabalho qualificada”, disse o presidente e CEO Paul P Skoutelas.